terça-feira, 18 de maio de 2010

Saiba mais sobre o diabetes.


Respondendo a pergunta de Jesus Torres.(seguidora)
Principalmente quando comemos doces e massas, estamos ingerindo açúcar. Isto porque as massas também se transformam em acúcar (glicose).
O nosso organismo precisa desta substância para produzir energia e assim desempenharmos nossas atividades. Até aí tudo bem, certo? O detalhe é que este açucar deve está dentro das células ( só assim ele produz energia). O problema é quando em vez de chegar às células ele fica no sangue.
Quando o açúcar permanece no sangue em grande quantidade e este quadro não se reverte, diz-se que a pessoa está com diabetes. Os tipos mais comuns são: Diabetes Tipo 1 - ( o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina e a pessoa tem que tomar este hormônio) O tipo 1 normalmente se manifesta antes dos 30 anos de idade. )
No Tipo 2 ( O pâncreas produz insulina mas não utiliza adequadamente.) Neste caso o tratamento é feito com dietas, exercícios físicos e se necessário, medicamentos.
Diversos fatores podem levar ao desenvolvimento da doença. Antecedentes familiares , obesidade e uso prolongado de corticoides são os mais conhecidos.
Quando a doença não é tratada pode levar a outras complicações:
Doenças cardiovasculares;- Lesões renais;- Lesões neurológicas;- Doenças oculares e cegueira;- Doenças digestivas;- Síndrome do pé diabético, que pode obrigar à amputação entre outras.
Para evitar o diabetes deve-se adotar um estilo de vida saudável. Isto é: adotar uma dieta equilibrada, praticar exercícios físcos regularmente e controlar o estress. Deste modo você irá evitar não só o diabetes, mas outras doenças tambem.

Espero ter tirado sua dúvida Jesus. Continue participando.
Bjao!

domingo, 16 de maio de 2010

Técnico em Nutrição e Dietética.

Conheça um pouco mais sobre esta linda profissão.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Alimentos que baixam o colesterol.

Bom, Pessoal, antes de citar tais alimentos, falarei um pouco sobre colesterol, dada a possibilidade de surgir alguma dúvia.
Colesterol é um tipo de gordura necessária ao bom funcionamento do organismo e produzida naturalmente pelo fígado. o colesterol é responsável pela produção de hormônios sexuais estrógeno e progesterona nas mulheres e a testosterona nos homens. Esses hormônios são responsáveis pelo desenvolvimento de traços físicos característicos de mulheres e homens adultos, além de também exercer influência na reprodução. Outros hormônios produzidos a partir do colesterol são o cortisol, que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e a defender o corpo de infecções, e a aldosterona, importante para reter sal e água no organismo. O corpo ainda utiliza o colesterol para produzir uma quantidade significativa de vitamina D (responsável por ossos e dentes fortes). Além dessa produção do próprio organismo, existem alimentos tais como frituras, salgadinhos industrializados , gema de ovo, carnes vermelha, leite integral e derivados , que quando você come, a taxa de colesterol em seu sangue aumenta, porque o fígado transforma as gorduras saturadas em colesterol. Quando o nível de colesterol é excessivo, ele pode depositar-se nas paredes das artérias que alimentam o coração e o cérebro, chegando mesmo a entupi-las. A formação de um coágulo pode bloquear o fluxo sangüíneo e provocar um ataque cardíaco ou um derrame cerebral. A este colesterol chamamos de LDL (conhecido popularmente como colesterol ruim). Se uma artéria que leva o sangue para o coração ficar entupida, a pessoa poderá ter um ataque do coração. Se a artéria comprometida leva sangue para o cérebro, a pessoa poderá ter um derrame.
A fração do colesterol HDL,( bom colesterol) remove o colesterol da corrente sanguínea. Já os triglicerides tem papel essencialmente energético para uso imediato ou para armazenamento
Bom pessoal, a notícia boa é que existem alimentos que diminuem o LDL e elevam o HDL. Compreende?
Agora que você já sabe diferenciar LDL de HDL, e qual a função de cada um, vamos à lista?
Aveia- o mérito é das fibras presentes no cereal.
Soja- devido à proteína contida no grão, que auxilia na excreção de ácidos biliares.
Fitoesteróis - você encontra margarinas, iogurtes, leites enrriquecidos com a molécula vegetal, que tambem está presente na soja. Sua grande vantagem é diminuir o colesterol ingerido.
Cevada- A exemplo da aveia, aqui as fibras tambem se sobressaem. Aliás elas marcam presença em todos os grãos integrais: farelo de trigo, linnhaça, gergelim. Essa turma ainda fornece Vit B e selênio.
Peixes Gordos: Ex: sardinha, atum, arenque, cavala e salmão. Ricos em ômega 3 que ajuda o coração de duas maneiras: substitui as gorduras saturadas e aplaca os efeitos do mau colesterol.(cnsumir ao menos 2 vezes por semana).
Feijão: Ao consumir a leguminosa diariamente é possível reduzir os níveis de LDL em até 10%. Mais uma vez as fibras são responsáveis pelo efeito benéfico.
Oleaginosas: Castanhas, nozes e amêndoas são ricas em gorduras monoinsaturadas. Além de reduzir a gordura nociva, esse tipo de gordura é capaz de elevar o HDL (versão benéfica do bom colesterol). Outra fonte é o azeite de oliva e abacate.
Quiabo e Beringela: Ambos os vegetais possuem baixas calorias , fibras solúveis e substâncias antioxidantes.
Óleos Vegetais: De soja, milho ou girassol, eles são ricos em ômega-3, uma gordura poli0-insaturada, tambem capaz de reduzir o LDL colesterol.
Maçã, morango e frutas cítricas: Ricas em pectina, (fibra solúvel), contribui para a eliminação do colesterol ruim. São ricas em vitaminas e antioxidantes.( protetores das células)
Suplementos de Fibra: No Brasil estes produtos são mais recomendados para quem tem intestino preguiçoso. MAs nos EUA já são usados para deixar as artérias mais relaxada.
Espero que tenham gostado.
Bjão.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Queda de Cabelo e Vitaminas.

Olá pessoal!

Hj estou aqui para responder a pergunta de um seguidor que quer saber se há relação da queda de cabelo com as vitaminas.



Bem, para que o organismo funcione normalmente, os alimentos ingeridos devem está dentro de uma conformidade, isto é, devem está adequados ao sexo, altura, peso, idade, nível de atividade física e no caso do paciente ser portador de alguma doença, este fato tambem deverá ser respeitado. Quando isto não é obedecido, poderão surgir desconfortos de diversas naturezas e de diferentes graus.

Quanto às vitaminas elas são substâncias orgânicas essênciais ao bom funcionamento do organismo, e já que o próprio organismo não sintetiza tais substâncias elas deverão ser ingeridas através da alimentação.

Quando se tem uma alimentação balanceada e não houver estados especiais, como gestação, por exemplo, alguma intercorrência, ou doenças associadas, o organismo será suprido de suas necessidades apenas com a alimentação.

A principal vitamina relacionada com a queda de cabelo é a Vitamina B2 ou Riboflavina, e sua carencia poderá causar alé da queda de cabelo, lesões na pele, olhos, lábios, boca e genitais. A vitamina B2 é encontrada principalmente em ovos, leite e derivados, fígado e vegetais amarelos.



Obrigada por participar.

Bjão!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Fibras Alimentares

Atendendo ao pedido de Simone (seguidora), vamos falar um pouco sobre fibras alimentares.


Embora não forneça nutrientes para o organismo, as fibras são muito importantes na nossa dieta.
Podemos classifica-las em fibras solúveis e fibras insolúveis. A principal fibra solúvel é a pectina, encontrada nas frutas. Ex: laranja, maçã, ameixa, jaca, tamarindo, uva passa, vegetais como cenoura, abóbora, quiabo, feijões, ervilha, nos farelos de aveia e nas leguminosas. É classificada como solúvel por reter água formando uma estrutura em forma de gel. Ajuda na diminuição do nível de colesterol, prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares. As fibras solúveis contribuem ainda para uma diminuição na glicose sangüínea devido a uma redução na absorção dessa substância. As fibras insolúveis são encontradas em todos os alimentos vegetais. Sua maior fonte são os grãos de cereais, como milho, soja, grão-de-bico e nas frutas consumidas com casca, como a maçã, pêra e ameixa. Ajudam na prevenção de algumas doenças como a constipação , hemorróidas e o câncer de colo-retal. A principal função desse tipo de fibra é aumentar a velocidade do trânsito intestinal. Quando ingerimos alimentos ricos em fibras sentimos sensação de saciedade, e com isso, a tendência é comermos menos. As necessidades diárias de fibra, para uma pessoa adulta fica em torno de 25 a 30 gramas , numa proporção de 70% de fibras insolúveis e 30% de fibras solúveis.

Um detalhe importante é que sempre que aumentamos a ingestão de fibras devemos aumentar também a ingestão de água.



Espero que tenha gostado Simone.

Bjão!

domingo, 9 de maio de 2010

Esta é uma homenagem a todos os colegas nutricionistas:

Você sabe o que é Nutrição?

Ao conjunto de processos, que envolve a ingestão, digestão, absorção, metabolismo e excreção dos nutrientes, com a finalidade de produzir energia e manter as funções do organismo, chamamos de NUTRIÇÃO.

Entenda o que são e para que servem os NUTRIENTES.

Podemos dizer que nutrientes são substâncias que estão contidas nos alimentos e é também a parte do alimento que é absorvida pelo organismo. São os nutrientes que nos dão energia e mantêm o nosso organismo funcionando de maneira adequada.
Os nutrientes se dividem em Macronutrientes e Micronutrientes . Os Macros são os carboidratos, proteínas e lipídeos e os micros são as vitaminas e mineirais. Os carboidratos são ricamente encontrados nos doces nas massas e em alguns frutos. Já as proteínas estão abundantemente contidas nas carnes, ovos, leites e derivados. Os lipídeos por sua vez são encontrados principalmente nos óleos e gorduras.
Cada nutrientes deve ser ingerido na quantidade adequada e de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Deve-se tambem levar em consideração a qualidade da alimentação, pois somente assim o nosso organismo funcionará de maneira harmônica.

Comente, pergunte, mande sugestões.
Obrigada.
Bjão!